Tortilhão da Ciló

Essa receita é campeã, minha avó e minha mãe sempre faziam aqui em casa. A massa é divina, e rende bastante. Deliciosa!


Tortilhão da Ciló: receita da minha mãe

Para a massa:
1 kg de batatas cozidas e amassadas
1 ½ colher de sopa de manteiga
3 ovos inteiros batidos com um pouco de sal
½ colher de sopa de fermento em pó
½ xícara de chá de queijo ralado
½ xícara de chá de leite
2 xícaras de chá de farinha de trigo
sal a gosto

Para o recheio:
1 kg de peito de frango cozido e desfiado (reserve a água do cozimento)
Alho e cebola picados
1 lata de palmito picado
1 lata de ervilha
2 ovos cozidos picados
Tomate, azeitonas, salsinha, cebolinha e molho de pimenta a gosto

Prepare a massa: Misture todos os ingredientes muito bem. Reserve.

Prepare o recheio: Refogue o alho, a cebola e o tomate. Junte o molho de pimenta e deixe dourar. Despeje o frango desfiado, o palmito, a ervilha, os ovos e as azeitonas. Deixe refogar com um pouco do caldo reservado. Adicione a salsinha e cebolinha.

Arrume a massa em um pirex untado com margarina, coloque o refogado e finalize com o restante da massa.
Bata uma gema com o garfo e pincele por cima da massa. Leve ao forno a 200 graus até corar.

Um comentário:

  1. Esta receita sem dúvida além de ser uma das minhas favoritas (me acabo de tanto comer) me faz lembrar somente das coisas mais importantes da nossa vida: nossa infância, nossa história, nossa avô querida de avental na cozinha num sábado de manhã preparando este prato com tanto carinho para nós...

    ResponderExcluir