Maminha com minicebolas

Nessa receita eu fui uma mera coadjuvante. O responsável por ela, tanto nas adaptações quanto na execução, foi meu querido cunhado Bruno.
Meu cunhado é proprietário de um varejão de carnes, portanto carne é o que não falta aqui em casa. Rsrsrsrs. Ele é um mestre no tempero de carnes e um amante de churrasco. Quando mostrei essa receita da Patrícia pra ele, logo me sugeriu que fizéssemos a carne "no bafo", em sua nova churrasqueira. Amei a idéia de cara!
Ele também sugeriu que a carne fosse temperada de um jeito especial, e que fizéssemos um molho de vinagrete simples para colocar sobre ela depois de pronta. Foi um sucesso enorme aqui em casa, de dar água na boca! Com certeza faremos mais vezes.


Maminha com minicebolas: receita do Technicolor Kitchen, adaptada por meu cunhado Bruno

2 kg de maminha (2 peças)
50 gramas de manteiga
3 ramos grandes de alecrim

Para o tempero da carne:
Sal a gosto
Limão - usamos o suco de 1 limão e meio
3-4 dentes de alho cortados ao meio, na vertical
Pimenta do reino a gosto

Para as minicebolas:
400-500 gramas de minicebolas descascadas
Azeite de oliva a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Faça furos ao longo da carne e insira os dentes de alho previamente cortados ao meio. Tempere com sal, pimenta do reino a gosto e limão e deixe curtir por aproximadamente 3 horas, dentro da geladeira.
Coloque uma peça de carne sobre uma folha de papel celofane específico para churrasco e enrole-a bem. Repita o procedimento duas vezes, no final sua peça estará enrolada em três folhas de celofane. Amarre bem nas laterais, ficará parecida com a forma de um "bombom". Repita o procedimento com a outra peça. Leve a churrasqueira específica (aquela que cozinha no "bafo"). Certifique-se que a parte da gordura fique virada para cima. Deixe por aproximadamente 1 hora e meia.
Retire o celofane com cuidado, leve as maminhas em uma panela grande com a manteiga derretida e com a água que se formou dentro do papel celofane; acrescente os ramos de alecrim e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Fatie a carne e sirva com as minicebolas.
Dica: Se quiser, faça um vinagrete simples e coloque sobre as fatias de maminha: 1 tomate cortado em cubos, 1/2 cebola cortada em cubos, vinagre, sal, azeite de oliva e pimenta do reino.



Para as minicebolas: Pré-aqueça o forno a 180ºC por 10 minutos. Coloque as minicebolas em uma forma, tempere com um sal, pimenta do reino e azeite. Leve ao forno por 30 - 40 minutos, até que fiquem macias.



2 comentários:

  1. Meu Deus, o que falar desta receita!!!!!
    Não pude provar muito desta maravilha devido uma virose (para meu azar), mas o pouco que comi............. sem palavras!
    A carne mais cheirosa e saborosa que já experimentei em toda a minha vida, sem falar que foi preparada pelos dois grandes amores da minha vida!
    Todos devem fazer pois é simplesmente DIVINA!

    ResponderExcluir
  2. E foi a que saiu mais bonita no blog também né? Beijos Mari

    ResponderExcluir